CIEPI e Centro Tecnológico da UFPI oficializam parceria em Reunião Ordinária

 CIEPI e Centro Tecnológico da UFPI oficializam parceria em Reunião Ordinária

 

Durante esta semana o Centro das Indústrias do Piauí (CIEPI) realizou uma reunião ordinária marcada por um momento significativo para a comunidade acadêmica e empresarial do estado. O destaque do encontro foi a oficialização da parceria entre o CIEPI e o Centro Tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O acordo de cooperação entre as duas instituições promete impulsionar a inovação no estado, já que a parceria entre as duas entidades representa um marco na busca pelo avanço tecnológico e por soluções inovadoras que beneficiarão o setor industrial. O Professor Dr. e coordenador do Centro de Tecnologia da UFPI, Marcos Tavares Lira, explica que a ideia é replicar o modelo existente entre o CIEPI e IFPI, que já possuem uma parceria ativa. “O termo é muito semelhante ao que foi assinado com o IFPI. Então o termo de cooperação prevê a inserção dos nossos alunos de graduação e de pós-graduação para solucionar essas demandas. Hoje ele reúne sete cursos, sendo seis de engenharia, Engenharia civil, Engenharia Mecânica, Área de Produção, Engenharia cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, além do curso de Arquitetura e Urbanismo.”

Durante a reunião, o empresário Andrade Júnior destacou a importância da parceria para o setor industrial do Piauí. “Se a gente não tiver um olho estratégico para mudar e inovar, corremos risco de fechar as portas. O que o CIEPI está fazendo, a parceria com o IFPI, e agora com a UFPI, é algo que vai ser registrado na história como o grande motivo da mudança das indústrias do estado do Piauí, não tenho dúvidas que vai gerar ainda muita repercussão. Fomos escolhidos a presenciar este momento histórico: a mudança na indústria piauiense”, reforça Andrade Júnior.

O presidente do CIEPI, Frederico Musso, ressaltou que o propósito da parceria é aproximar o setor acadêmico das demandas de mão-de-obra das indústrias. “Essa parceria tem como objetivo fazer com que o setor acadêmico atenda às demandas e mão-de-obra das indústrias, e que eles também possam enxergar dentro das nossas indústria onde há possibilidades de melhorias nos processos e trazer inovação. É um momento de transformação que é muito importante. Eu estou enxergando um cenário de grandes possibilidades para novos investimentos dentro do Estado. Essa visita que estamos organizando à ZPE, dia 15, é justamente para que possamos enxergar o potencial que tem isso. E muitas vezes a gente não enxerga porque estamos envolvidos e focados nas nossas empresas. Mas nós estamos enxergando o potencial que o Piauí tem ainda para produzir e transformar a matéria prima que está dentro do Estado e que tem demanda internacional”, ressalta o presidente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.