O Piauí é o único estado litorâneo brasileiro sem porto

 O Piauí é o único estado litorâneo brasileiro sem porto

Nessa quarta-feira(18), em visita ao município de Luís Correia, o governador do Piauí, Rafael Fonteles e sua comitiva fizeram uma visita às obras de construção do Porto. Rafael destaca que as obras estão seguindo o cronograma . “Estou muito feliz em constatar ‘in loco’ no porto de Luís Correia, que as obras de dragagem e construção do primeiro terminal, segue o cronograma fielmente. No dia 13 de dezembro iremos retornar aqui para uma grande festa do povo do Piauí e fazer a inauguração do porto” disse Fonteles.

WhatsApp Image 2023-10-18 at 21.00.20 (2).jpeg Fonteles detalhou outras etapas que vão seguir após inaugurado o terminal portuário. “Iremos anunciar a expansão da dragagem e um projeto de expansão para os novos berços e terminais do nosso porto; teremos ao longo do tempo, outros sete berços de atracação para terminais de grãos, de minério, de contêiner e de cargas em geral”, disse o chefe do executivo.

 O projeto de construção do primeiro terminal marítimo começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976.

O plano era estabelecer novos critérios para a exploração e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos, a fim de baixar os custos de logística e melhorar as condições de competitividade da economia brasileira

O texto foi aprovado após 50 horas de discussão, com parlamentares varando a madrugada em uma das votações mais desgastantes que o governo enfrentou no Congresso. Dilma tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integralmente a proposta para retomada dos investimentos nos portos.

Ao longo de 47 anos, os trabalhos ficaram interrompidos por 24 anos – de 1986 a 2008 e de 2011 até agora. Segundo o governo do Piauí, o porto está na lista de 14 portos marítimos com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Já a Secretaria de Portos, da Presidência da República, afirma que o projeto “está em vias de aprovação no PAC”. A obra continua sem prazo para conclusão.

A ausência de um porto e a falta de investimentos em logística são consideradas os maiores gargalos para o agronegócio no Piauí. A distância dos Tabuleiros Litorâneos, localizados em Parnaíba (PI), para o Porto de Itaqui, no Maranhão, por exemplo, é de aproximadamente 535 km. Boa parte da produção de frutas orgânicas como acerola, caju, coco, melancia e goiaba é escoada pelo terminal. Já a distância para o terminal de Pecém, no Ceará, passa de 450 km. Caso o terminal marítimo do Piauí seja concluído, a distância até Luís Correia será de 18 km.

Diretora da indústria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ivani Gonçalves reconhece que a obra do Porto de Luís Correia é uma necessidade para o estado, que de 2009 a 2011 exportou cerca de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo Porto de Pecém (CE). Boa parte da soja produzida na região dos Cerrados teve de ser enviada ao Maranhão.

Os primeiros estudos para a instalação do Porto de Luís Correia começaram na década de 1960, mas somente na gestão do presidente Ernesto Geisel, em 1976, as obras da estrutura foram efetivamente iniciadas. Em 1986, dez anos após o início da construção, aconteceu a primeira paralisação, por insuficiência de recursos públicos, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, apenas o molhe, de três quilômetros, havia sido concluído.

Em visita ao Piauí, em 2009, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, disse que desde a década de 1970 cerca de R$ 390 milhões já haviam sido investidos no Porto e destinou outros R$ 64 milhões para a conclusão da obra até dezembro de 2010. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República, participou do encontro.

Em maio de 2011, um novo problema paralisou as obras. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) rescindiu o contrato com o consórcio Staff de Construções e Dragagem Ltda./Paulo Brígido Engenharia, responsável pela construção na época.

Após 47 anos, o governo do Piauí anuncia para o dia 13 de dezembro de 2023 a inauguração do Porto de Luís Correia  a iniciativa já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos.

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