Relatório do TCE aponta déficit de seis milhões para transporte coletivo de Teresina

 Relatório do TCE aponta déficit de seis milhões para transporte coletivo de Teresina

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí  realizou nesta quarta-feira(08) audiência pública para apresentar o Relatório de Auditoria Complementar elaborado pela Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA), tendo como relator o conselheiro substituto Delano Câmara.

O Relatório ampliou a análise a fim de avaliar a sustentabilidade financeira da operação do sistema de transporte coletivo de Teresina no ano atual, confrontando os custos operacionais com a remuneração atual do sistema e, ainda, considerando a capacidade de subsídio efetiva por parte da Prefeitura Municipal de Teresina e a arrecadação tributária alcançada.

O custo mensal com transportes coletivos em Teresina é mais de quatorze milhões e a arrecadação é em torno de nove milhões, considerando que apenas 58% dos passageiros pagam passagens. Com esses dados, o relatório conclui que o sistema de transporte requer um subsídio público de aproximadamente seis milhões de reais.

Uma das alternativas apresentadas, depois que a prefeitura de Teresina admitiu não ter condições de cobrir o referido valor, é que o governo do Estado também cubra parte do valor necessário.

Participaram da audiência pública, além do presidente do TCE-PI Kennedy Barros e demais conselheiros, os vereadores Edson Melo(PSDB) e Dudu Borges(PT), o superintendente da Strans, Bruno Migliano Pessoa; o deputado Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa; o procurador-geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura; o presidente do Setut, Edmilson Alves de Carvalho; o presidente do Sintetro, Antonio Cardoso; representantes das concessionárias que formam o Sistema de Integração do Transporte de Teresina.

O conselheiro substituto Delano Câmara informou que o relatório aponta as deficiências na prestação do serviço de transporte público coletivo urbano. A audiência será realizada nas salas 1 e 2 da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.