SAAD-Leste anuncia construção de maior pista de skate do Piauí

 SAAD-Leste anuncia construção de maior pista de skate do Piauí

Rayssa Leal, Kevin Hoefler e Pedro Barros, brasileiros medalhistas do skate street, na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, acenderam a chama olímpica no coração de muitos jovens de Teresina. Para incentivar futuros atletas da capital, a Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD-Leste), por meio da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), vai construir a maior pista de skate do Piauí, com 1.250m² e 6 obstáculos, dentro dos padrões olímpicos. A pista será implantada na Praça Arimateia Tito Filho, bairro Jóquei, zona Leste de Teresina.

Segundo o gerente de obras e serviços da SAAD-Leste, Paulo Nunes Cordeiro, o valor do recurso é de R$ 800 mil, oriundo do Ministério da Cidadania, direto para Prefeitura de Teresina, por indicação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e a Federação do Piauí. A gerência de obras é responsável pelo desenvolvimento do orçamento para a licitação, além de fiscalizar a fase de execução da obra.

“A equipe técnica da SAAD-Leste, composta por arquitetos e engenheiros, foi responsável por elaborar o projeto básico de arquitetura (levando em consideração o recurso liberado), desenvolvido em conjunto com o presidente da associação dos skatistas, Tiago Costa. A escolha do local, também foi definida em conjunto, levando em consideração o fácil acesso para os usuários e praticantes do esporte, que geralmente utilizam transporte público para locomoção”, explicou Paulo Nunes.

Assistência social da SAAD Leste, abordando moradores locais onde será construída a pista de Skate. (Foto: Saad/Leste)

O gerente de obras acrescentou que como a pista será implantada em uma praça existente, 70% de sua vegetação será preservada, o que ajudará no microclima do espaço, e não impactará os moradores do local.

“É importante informar que estamos seguindo um controle rigoroso em todo o processo. Esta será a maior pista a ser implantada por aqui, o que incentivará o uso e prática do esporte”, destacou Nunes.

Tiago Costa, presidente da Federação Piauiense de Skate informou que há um importante projeto social chamado ‘Skate Escola’, onde a Federação trabalha há 20 anos e tem o intuito de treinar atletas, abraçando, também, a questão social.

“Vemos que o projeto Skate-Escola, realmente, muda a vida das pessoas. Não só dando oportunidade de lazer, como acompanhando a formação de caráter, e, às vezes, até sentimental dos atletas. Muitas das crianças que frequentam, não têm um lanche em casa e vão procurar a escola por isso. Toda esta estrutura que a Prefeitura irá fornecer é importante e vem engrandecer muito o esporte piauiense, atendendo também o lado mais fragilizado, que é o social”, relatou Tiago.

De acordo com o gerente de habitação da SAAD-Leste, Helder Cronemberger, o órgão entende a sua participação nos projetos sociais tão fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos e marginalizados, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor, através do esporte.

“É necessário que busquemos possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com os demais, criando vínculos de amizade, afastando-os e os conscientizando do perigo das drogas”, ressaltou Helder.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.