TSE proibi Google de divulgar propaganda política

 TSE proibi Google de divulgar propaganda política

Fachada do edifício sede do STF

A partir de maio, o Google não fará veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A decisão foi motivada pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerada muito abrangente pela empresa. Essa mudança afetará as regras de conteúdo político do Google Ads, onde anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos em serviços como a Busca e o YouTube.

Segundo o Google, a dificuldade técnica para cumprir as obrigações definidas pelo TSE, publicadas em fevereiro deste ano, foi um dos principais motivos para essa decisão. As obrigações exigem, entre outros pontos, que a empresa mantenha um repositório para acompanhar em tempo real informações de anúncios políticos e disponibilize ferramentas de pesquisa para consulta desses anúncios.

A definição do TSE sobre conteúdo político-eleitoral foi considerada ampla pelo Google, e cumprir essa determinação seria praticamente inviável, podendo resultar em multas para a empresa. Portanto, apesar de manter o arquivo de anúncios eleitorais veiculados em seus serviços, o Google proibirá a veiculação de novas peças políticas a partir de maio.

A empresa afirmou seu compromisso global em apoiar a integridade das eleições e continuará dialogando com autoridades sobre esse assunto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.