Políticos do governo e da oposição discutiram entraves da produção na abertura da colheita

 Políticos do governo e da oposição discutiram entraves da produção na abertura da colheita

Apesar das dificuldades a produção de soja de 2022 deve ser recorde
Na manhã desta quinta-feira(17) na cidade de Sebastião Leal, para solenidade de abertura safra 2021/22 dos cerrados piauienses que deve produzir seis milhões de toneladas de grãos, Alzir Neto presidente da Aprosoja-PI reuniu produtores, empresários e políticos. Dentre eles, o Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira; o senador Marcelo Castro-MDB/PI; os deputados federais, Rejane Dias-PT/PI, Júlio César-PSD/PI e Marcos Aurélio-MDB/PI e os deputados estaduais, Themistocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Georgiano Neto-PSD, Francisco Costa-PT, Severo Eulálio-MDB, B.Sá-PP, Gustavo Neiva-PSB e  Zé Santana-MDB.
 
 Vários temas referentes ao agronegócio brasileiro foram debatidos na manhã desta quinta-feira (17) na cidade de Sebastião Leal, 420km de Teresina. Mas o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto, ressaltou que hoje, não só no Piauí, como em outros estados, as situações de desrespeito a legislação vigente e ao produtor tem causado cada vez mais temor.
“Esse momento nem que os olhos da agricultura do Brasil estão voltados para o Piauí quero chamar atenção aqui para essa situação. No Piauí temos exemplo de uma lei aprovada que não tem sido respeitada, até mesmo pelo próprio Judiciário”, ressaltou Alzir no evento que reuniu representantes do Agro de 16 estados, governador do Piauí, vice governador do Maranhão e senadores.
O presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan lembrou ao ministro Ciro Nogueira e ao governador Wellington Dias, a necessidade dos investimentos em infraestrutura, especialmente das estradas. “Infelizmente essa é uma situação que não é só daqui do Piauí, mas que aqui tem prejudicado muito o produtor rural. Nós contamos com essa sensibilidade política e agora com esse compromisso do Governo Federal de investir na melhoria da nossa Infraestrutura”, afirmou Galvan.
Segundo o senador Ciro, o Ministério da Infraestrutura está aguardando a apresentação do projeto por parte dos produtores para dar início aos investimentos. “Os recursos e a deliberação do presidente Bolsonaro é que essa melhoria seja realizada o quanto antes e o que estamos aguardando é a apresentação do projeto dos próprios produtores para dar início”, afirmou.
Ao fazer uso da palavra o governador Welington Dias lembrou do crescimento que o agronegócio do Piauí alcançou. “Há algum tempo aqui se produzia apenas 100 mil toneladas e todo esse crescimento é fruto de muito esforço dos produtores é importante parabenizar esse esforço, sem eles o Piauí não estaria sendo hoje a referência que é”, afirmou Wellington Dias. O governador reconheceu a necessidade de mais investimentos na infraestrutura da região e anunciou, logo após dia participação no evento, uma visita ao trecho de estrada para Baixa Grande só Ribeiro, onde estão sendo realizadas obras.
Participaram da solenidade também, Anderson Possa, diretor de negócios do BNB, Diretor do DER, Castro Neto, Viviane Moura, superintendente de Parcerias Público Privadas, Leonardo Sobral, diretor do IDEPI, Prefeito de Uruçuí, Wagner Cavalcante, prefeita de Sebastião Leal, Manoelina Borges, além do vice-governador do Maranhão Carlos Brandão, Diego Rolim, secretário de Meio Ambiente-MA, Luís Henrique Silva, secretário de Agricultura-MA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.