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A Nova Economia está afetando o mercado
A nova economia diz respeito às transformações pelas quais o mercado e as empresas estão passando, em um contexto de mudanças cada vez mais velozes.
Parte de toda essa transformação acontece devido à quarta revolução industrial ou, como alguns preferem chamar, indústria 4.0, marcada por uma visão mais futurista da indústria, que inclui a descentralização do controle de processos e a disseminação de dispositivos inteligentes interconectados.
A nova economia consiste na era de transformações pela qual todo o mercado e as empresas estão passando atualmente. Nesse momento de mudança, online e offline não podem mais ser vistos como coisas diferentes. Eles se juntam para oferecer a melhor experiência ao consumidor.
Além dessa união entre online e offline, outra tendência da nova economia é o foco no consumidor. As pequenas, médias e grandes empresas, além das startups, devem saber disso e entender a importância de olhar o consumidor com outros olhos.
Dessa forma, na era digital, é indispensável saber responder às seguintes perguntas:
- O que o público espera da minha marca?
- O que posso fazer para tornar essa experiência a melhor possível?
Por que minha empresa deve se preocupar com a nova economia?
A evolução digital traz uma série de necessidades e desafios para empresas e empreendedores. Quebra de paradigmas, integração de processos, adoção de tecnologias e alterações bruscas nas jornadas de consumo são apenas alguns dos muitos sintomas enfrentados pelas marcas em meio ao cenário moderno.
Dessa forma, isso significa que, para sobreviver, a indústria precisa se reinventar. Precisa, além de tudo, mudar suas estratégias para que levem o cliente para centro, sempre.
A empresa que não souber se adaptar à nova economia pode sofrer graves consequências. Prova disso é que muitos negócios, que na sua época eram conhecidas como grandes corporações de sucesso, não souberam lidar com a transformação digital e acabaram falindo, sendo vendidos ou perdendo mercado.
Ademais, um exemplo disso é a Blockbuster. A empresa era líder no segmento de locação de DVDs e filmes com suas unidades físicas espalhadas ao redor do mundo.
Mas, com o tempo, ela ficou para trás, pois não conseguiu prever ou adaptar seu modelo de negócio para as transformações da nova economia. A empresa teve, inclusive, a chance de comprar a Netflix quando a empresa estava começando. O tempo passou e, hoje, a Blockbuster fechou as portas enquanto a Netflix cresceu e se expandiu.
A Blockbuster, porém, é só um dos casos mais conhecidos de como a falta de inovação pode representar o fim de uma empresa. Conheça outros exemplos no post: 5 exemplos de empresas que não souberam inovar.Leia também: se você quer entender todas as transformações pelas quais o mercado está passando, baixe nosso ebook gratuito A experiência do cliente na Nova Economia
Os novos tipos de negócio da Nova Economia
A nova economia trouxe ao cenário empresarial novos conceitos de negócios e empresas. Eles são:
- Criativos: são aqueles que trazem ideias disruptivas, que quebram paradigmas, e causam transformações vitais. Normalmente entregam bens intangíveis;
- Sociais ou de impacto: têm como foco o impacto que geram na sociedade e nem tanto no faturamento em si. O objetivo é se utilizar de propostas diferenciadas para impactar positivamente a sociedade e o próximo;
- Inovadores corporativos: são conhecidos como intraempreendedores e são importantes para as grandes empresas. Afinal, é por meio deles é que muitas delas encontram novos caminhos de atuação, produtos e serviços que não estavam sendo mapeados;
- Escaláveis: o intuito desses negócios é criar um negócio que possa ser escalável e replicável de maneira rápida e eficiente com a intenção de criar lucro e gerar crescimento exponencial.
Entendendo o que é Indústria 4.0
Para entender o que é nova economia, um conceito importante de dominar é o de indústria 4.0.
Antes disso é bom relembrar os efeitos que a Revolução Industrial trouxe para as pessoas e a transformação que causou. Foi depois dessa revolução que a população teve acesso a uma nova gama de produtos e serviços, como também novas formas de distribuição de energia até meios de transporte mais adaptados para a realidade atual.
Além disso, a Revolução Industrial também impactou na migração de muitas pessoas para os grandes centros e modificou muito a distribuição de pessoas por determinadas regiões.
Depois dela, houve ainda a chamada Segunda Revolução Industrial, marcada pelo uso da energia elétrica e da linha de produção fordista, e a Terceira Revolução Industrial, caracterizada pela internet e pela automação, transformando o trabalho em fábricas e escritórios com a chegada dos robôs.
Só depois é que chegamos à atual Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. Ela já começou e traz a união de máquinas e softwares mais inteligentes e otimizados para qualificar, aumentar e baratear a produção industrial. Some a isso também novas possibilidades de uma análise computacional mais avançada com o trabalho colaborativo dos novos colaboradores.
No infográfico abaixo é possível perceber o quanto o comportamento do consumidor está mudando. Portanto, isso impacta diretamente na Indústria 4.0 e a Nova Economia é responsável também por todas essas mudanças e transformações.
Aprenda como se adaptar com exemplos práticos de inovação
Se a sua empresa quer investir em inovação para se adaptar à nova economia e manter-se competitiva no mercado, uma boa ideia pode ser aprender com os exemplos inovadores de grandes negócios.
Fonte: ebook Inovação aberta: da teoria à prática