Kléber, Fábio Novo e Fábio Abreu terão mais tempo na propaganda eleitoral

 Kléber, Fábio Novo e Fábio Abreu terão mais tempo na propaganda eleitoral

 

Os candidatos a prefeito de Teresina pelos partidos PCO-Lourdes Melo, PSTU-Gervásio Santos e UP-Pedro Laurentino não terão tempo no horário eleitoral.

Os candidatos a prefeito de Teresina pelos partidos PSDB-Kleber Montezuma, PT-Fábio Novo e PL-Fábio Abreu terão maior tempo no horário eleitoral,

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí realizou sábado(03) o sorteio da ordem de veiculação e a distribuição do tempo de cada partido que concorre a prefeitura de Teresina nas eleições de 2020, durante o horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

A juíza Tânia Regina Sousa Guimarães, da 63º Zona Eleitoral, responsável pela propaganda eleitoral, coordenou a reunião com a presença dos representantes dos partidos e dos candidatos e de representantes das emissoras responsáveis pela veiculação da propaganda eleitoral no rádio e TV, já definidos pela Justiça Eleitoral.

A Resolução nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral, os programas eleitorais deste ano terão apenas dez minutos, das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10 na rádio e das 13h00 às 13h10 e 20h30 às 20h40 na TV, durante toda a semana.

Segundo portaria do TSE nº 722/2020, publicada nessa sexta-feira (25) no Diário da Justiça eletrônico, a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018 e que serão considerados para a bancada do horário eleitoral. PT, PSL e PP terão mais tempo seguidos do Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares. O TSE já divulgou a tabela com a representatividade política na Câmara dos Deputados, que define o tempo de cada partido na propaganda eleitoral. Para o cálculo, os suplentes de deputados federais não foram considerados.

Noventa por cento do tempo de propaganda são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos. O tempo da propaganda foi dividido na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para vereadores.

A coligação O Povo Faz Acontecer, formada pelos partidos AVANTE, DEM, PDT, PODE, PP, PSDB e PV, ficou com maior tempo na propaganda para prefeito, com 3’ 40’’ por bloco no bloco, com 1.078 inserções. A coligação A Mudança com a Força do Povo, formada pelos partidos PL, PTB, REPUBLICANOS, será a primeira a iniciar o bloco do horário eleitoral no primeiro dia. Já o Partido Socialismo e Liberdade será o último. A partir do dia seguinte, haverá revezamento – a coligação que entrou por último no dia anterior, entra primeiro.

O tempo do horário eleitoral ficou definido, assim:

  1. Coligação A Mudança com a Força do Povo (PL, PTB, REPUBLICANOS), de Fábio Abreu: 1 minuto e 26 segundos.
  2. Partido Social Democrático (PSD), de Simone Pereira: 44 segundos.
  3. Partido Social Cristão (PSC), de Gessy Fonseca: 14 segundos.
  4. Coligação O Povo Faz Acontecer (AVANTE, DEM, PDT, PODE, PP, PSDB, PV), de Kléber Montezuma: 3 minutos e 40 segundos.
  5. Coligação Muito Mais por Teresina (PC do B, PT, SOLIDARIEDADE), de Fábio Novo: 1 minuto e 31 segundos.
  6. Partido Republicano da Ordem Social (PROS), de Fábio Sérvio: 14 segundos.
  7. Coligação Para Cuidar da Nossa Gente (MDB, PSB), de Dr. Pessoa: 1 minuto e 19 segundos.
  8. Partido Cidadania, de Mário Rogério: 14 segundos.
  9. Partido Patriota, de Major Diego Melo: 15 segundos.
  10. Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), de Lucineide Barros: 23 segundos.
  11. Partido da Causa Operária (PCO), de Lourdes Melo: 0 segundos
  12. Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), de Gervásio Santos: 0 segundos
  13. Unidade Popular (UP), de Pedro Laurentino: 0 segundos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.