Prefeito Gongo é cassado

 Prefeito Gongo é cassado

A Justiça eleitoral cassou a diplomação e o mandato do prefeito e do vice-prefeito de São João da Fronteira, no interior do Piauí.

O  juiz Stefan Oliveira Ladislau declarou também a inelegibilidade de Antônio Erivan Rodrigues Fernandes, o Gongo, e Agostinho Ferreira da Silva, por oito anos e pagamento de multa no valor de R$ 360 mil. A decisão cabe recurso.

A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral. Contra o prefeito e o vice pesam a acusação de contratação de pessoal no período vedado pela legislação eleitoral. Dois meses antes do pleito, os gestores teriam celebrado alguns contratos de prestação de serviço por tempo determinado. Os dois gestores foram ouvidos e declararam que a contratação se deu pela necessidade de substituição de profissionais que se encontravam de férias.

O argumento da defesa foi a necessidade de contratação de profissionais de saúde devido a pandemia da Covid-19. Por outro lado, a documentação apresentada demonstra que não houve no município nenhum óbito em decorrência da Covid-19 e, muito menos, em nenhum dos boletins epidemiológicos se contatou a necessidade de internação de pacientes em razão de complicações ocasionadas pelo vírus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.