Deputada Teresa Britto cobra pagamento de atendimento domiciliar para crianças

 Deputada Teresa Britto cobra pagamento de atendimento domiciliar para crianças

A deputada estadual Teresa Britto (PV) denunciou, nesta segunda-feira (21), que o Governo do Piauí está descumprindo uma ação judicial e não paga, há seis meses, a empresa contratada para realizar os serviços de home care em três crianças de Teresina e uma de Parnaíba, que conseguiram na Justiça o direito de serem atendidas em casa, com toda a estrutura de atendimento e insumos pagos pelo Ministério da Saúde ao Estado, que deveria repassar o valor à empresa contratada para esta finalidade.

O governador Wellington Dias e o secretário de Saúde, Florentino Neto, estão descumprindo uma decisão judicial, sendo que o dinheiro é repassado pelo Ministério da Saúde apenas para o Estado do Piauí efetuar o pagamento à empresa contratada e isso não vem sendo feito há seis meses. O contrato não foi renovado e, dessa forma, as crianças e suas famílias vão voltar a morar no Hospital, um verdadeiro absurdo a essas pessoas que ganharam na Justiça esse direito e agora estão seriamente prejudicadas”, lamenta Teresa Britto.

Teresa Britto visitou a família de José Rafael, uma das crianças que recebe o atendimento especializado por uma equipe multidisciplinar em casa há cerca de 10 meses, mas que pode voltar a morar no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), lugar onde viveu durante cinco anos até a decisão da Justiça para que ele recebesse atendimento em casa. José Rafael respira com ajuda de aparelhos, recebe alimentação por sonda e necessita de cuidados especiais em seu tratamento.

A equipe de home care conta com médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, além de outros profissionais, e também disponibiliza toda a estrutura e medicamentos para que o paciente possa ser atendido em casa. Mas, com o atraso do pagamento por parte do Governo do Estado, esses pacientes devem retornar aos hospitais para serem atendidos.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.