Vereador Aluísio impede votação para regime de urgência na previdência de servidores municipais

 Vereador Aluísio impede votação para regime de urgência na previdência de servidores municipais

 

Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal de Teresina (CMT), o vereador de Teresina, Aluísio Sampaio (Progressistas) tratou sobre o projeto de lei de autoria da Prefeitura de Teresina que instituía o Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos titulares de cargos efetivo do município. O parlamentar pediu que o tema fosse melhor discutido pela Casa e acatada a solicitação do líder do governo municipal, vereador Renato Berger (PSD), que retirou de pauta o pedido de urgência e a votação do projeto não foi realizada.

O Regime de Previdência fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município e autoriza o Município de Teresina a aderir a plano de benefício de entidade fechada de previdência complementar. Aluísio Sampaio reforça a importância de se discutir e analisar melhor o tema.

“Ao ter acesso ao projeto de lei, eu vi dois pontos importantes, inclusive um é o aumento da alíquota de 11 para 14%, que os servidores precisam daqui para frente começar a pagar, coisa que também aconteceu no governo do estado. Outro ponto observado é que haveria mudança no regime do servidor que seria admitido agora. Pedi que para que pudéssemos discutir melhor o tema, pois certamente afetará muito o servidor público efetivo, que busca a aposentadoria. O que queremos é colaborar com Teresina”, disse.

Renato Berger (PSD) decidiu acatar a solicitação do vereador progressista e informou os detalhes do projeto. “Esse é um projeto de regime de Previdência Complementar para os servidores públicos que aderirem ao programa e é opcional para os servidores atuais e obrigatório para os novos servidores, isso baseado numa emenda constitucional. Retirei o pedido de urgência especial que coloquei para que siga no regime de urgência encaminhado pela Prefeitura e me comprometo em tirar as dúvidas que os vereadores tenham a respeito”, afirma o vereador.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.