Fazenda da Paz qualifica mulheres em Artes Culinárias

 Fazenda da Paz qualifica mulheres em Artes Culinárias

Fazenda da Paz qualifica 19 mulheres com na segunda do Projeto Arte Culinária: A autonomia que vem da arte de cozinhar

Com o objetivo de capacitar e qualificar gratuitamente 60 adultos, jovens e adolescentes com competências para atuar nas áreas de auxiliar de cozinha, doces, salgados e saladeira. A segunda turma de Auxiliar de Cozinha teve início em setembro com aula inaugural na EFTUR. O curso teve a durabilidade de três meses e foi ministrado pela professora Bruna Miranda, especialista na área.

O curso tem o objetivo de estimular um aprendizado e auxiliar na inserção do mercado de trabalho, desta forma, todos estão qualificados a trabalharem na área que concluíram o curso e a Fazenda da Paz ajuda ainda na busca de um novo emprego, fazendo o intermédio com empresas e elaborando um bom currículo.

“Foi muito importante, pois através do curso vim conhecer novos ingredientes e técnicas, bem como foi um momento de socializar e trocar experiências com outras mulheres. Além do curso, também tivemos o incentivo nas palestras voltadas para o curso e de como investir em meu próprio negócio”, afirma Maria Francisca – aluna do curso.

“A profissionalização foi fundamental para que as meninas possam a partir de agora desenvolver as técnicas aprendidas nesses meses de curso. Agora, elas podem trabalhar de forma mais profissional em qualquer restaurante ou até abrir seu próprio negócio”, ressalta Bruna Miranda – Professora do curso.

Para a Coordenadora de Projetos, Diana Pacífico, o curso de Auxiliar de cozinha pelo Projeto Arte Culinária teve seu encerramento com sucesso, podendo dizer que foi um curso muito importante para as alunas, pois foi voltado para adolescentes e suas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, onde puderam aprender na teoria técnicas de cozinhar e colocaram na prática todo o conhecimento aprendido, e o mais importante, qualificá-las para poderem empreender e gerar renda para o sustento familiar. “Também além do curso de auxiliar de cozinha, proporcionamos para as alunas oficinas socioeducativas com temas de empreendedorismo, ética e cidadania e educação financeira, sabemos conhecimento é muito importante e para quem quer empreender irá agregar mais valores na vida pessoal e profissional de cada uma. Concluímos com muita gratidão a todos e em especial a Funaci (Fundação Padre Antônio Dante Civiero), que foi nossa grande parceira, por acreditar na proposta de executarmos o curso para aquelas famílias da região. Enfim entregamos ferramentas para que essas famílias possam levar para suas vidas e tirar o melhor possível de conhecimento que o projeto pôde proporcionar”, conclui a coordenadora.

O projeto tem como parceiros a SEMCASPI, CMDCAT, FIA e é desenvolvido pela Fazenda da Paz.

Fazenda da Paz
A Fazenda da Paz é primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental, que hoje acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de trinta mil atendimentos de familiares e dependentes químicos.
A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.