Há previsão de mais chuva no Piauí, Maranhão e Tocantins

 Há previsão de mais chuva no Piauí, Maranhão e Tocantins

Os três estados ainda podem ter fortes pancadas de chuva nos próximos dias

Em Teresina, capital do Piauí, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou 206 mm nos últimos quatro dias.

A chuva alagou áreas do Piauí e do Maranhão neste início de ano, causando enchentes, inclusive em Teresina, a capital do Piauí. Em apenas quatro dias já choveu mais do que o normal para todo o mês de janeiro. Em um dos locais de medição, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – registrou cerca de 206, mm, entre o fim da tarde do dia 1º e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022. A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto nacional de meteorologia para o período de 1981 a 2010.

A enchente do Tocantins atingiu a região de Imperatriz. Mas o rio Itapecuru também encheu e deixou a cidade de Mirador debaixo dàgua.

Foto: Climatempo

Enchente em Mirador (MA) pela cheia do rio Itapecuru (Foto: @dgrproduções)

Foto: Climatempo

Enchente em Mirador (MA) pela cheia do rio Itapecuru (Foto: @dgrproduções)

As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil.

Todas estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins elevando ainda mais o nível dos rios.

Grandes volumes de chuva acumulados no MA, PI e TO em 4 dias

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no período de 1 a 4 de janeiro de 2021, choveu 139,5 mm em Imperatriz (MA), mais da metade da média de chuva para janeiro que é de 253 mm

Em Almas, no Tocantins, o Inmet registrou 189,2 mm acumulados em 4 dias.

Fonte ClimaTempo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.