Polícia e MP cumprem 41 mandados na Operação Primus por desvios de recursos em Baixa Grande do Ribeiro

 Polícia e MP cumprem 41 mandados na Operação Primus por desvios de recursos em Baixa Grande do Ribeiro

Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales, Teresina, Timon-MA e Campo Alegre de Lourdes-BA.

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Civil (PC-PI), a Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) e o GAECO do Ministério Público da Bahia, deflagrou nessa segunda-feira (11) a Operação “Primus”.

A operação cumpriu 41 mandados de busca e apreensão e cientificou dois Alvos da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, conforme Decisão do Desembargador Relator Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.

A investigação visa apurar a prática dos crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e o Município de Baixa Grande do Ribeiro.

Entre os alvos estão políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no Município e seus sócios-proprietários.

Até o momento, a investigação aponta a existência de um conluio entre políticos, empresários e servidores públicos visando o desvio de recursos públicos do Município de Baixa Grande do Ribeiro, o qual era executado da seguinte forma: (a) direcionamento de licitações às empresas de fachada utilizadas pela organização criminosa, seguido de suas contratações com sobrepreço pelo gestor municipal; (b) a inexecução e/ou sobreposição de obras; (c) repasse do recurso público das contas bancárias das empresas de fachada diretamente para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

O GAECO requereu ainda ao Tribunal de Justiça do Piauí medidas assecuratórias de bens em nome dos investigados que resultou no bloqueio de bens no valor de R$ 1.869.867,00 (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, oitocentos e sessenta e sete reais), montante este já contabilizado como desviado pela organização criminosa.

Participaram diretamente da execução da operação Promotores de Justiça dos Estados do Piauí e da Bahia, Delegados e Agentes da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, servidores do Ministério Público Estadual, auditores do TCE e da CGU, totalizando o efetivo de 108 integrantes.

Em Campo Alegre de Lourdes-BA, foi apreendido aproximadamente o valor de 200 mil reais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.