APPM comemora 40 anos

 APPM comemora 40 anos

O Ex-conselheiro Olavo Rebelo participou da comemorações da manhã desta sexta-feira na APPM

Há exatos 44 anos o municipalismo piauiense ganhava espaço no cenário estadual, através da iniciativa do então prefeito de Campo Maior, Joaquim Mamede Lima, um homem à frente do seu tempo, que à época mobilizou 42 prefeitos, entre eles Raimundo Wall Ferraz, de Teresina, para que, juntos, defendessem e divulgassem os ideais municipalistas piauiense aos quatro cantos do país.

Foi então que, aos 13 de janeiro de 1979, a Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) foi fundada, na cidade de Campo Maior, motivada pelo auge do movimento municipalista que mobilizava o Brasil na década de setenta. A democracia era um desejo dos piauienses e os gestores municipais queriam um líder para dizer a todos que é nos municípios, do maior ao menor, do mais distante à capital, que tudo acontece. Nesse tempo o Piauí possuía apenas 114 cidades, e a instituição foi constituída inicialmente como órgão específico dos prefeitos.

O atual presidente da Casa, Toninho de Caridade, na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, reuniu prefeitos e funcionários para celebrar mais um ano da APPM. Dentre as autoridades estava presente o ex-conselheiro do TCE-PI, Olavo Rebelo que foi destacado por Toninho.

“Neste dia em que comemoramos os 44 anos da APPM, Associação Municipalista que ao longo da sua história tem defendido a independência e o fortalecimento do movimento municipalista no estado do Piauí, tivemos a honra de receber o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebelo, que hoje encerra seus relevantes trabalhos naquela Corte de Contas”, disse Toninho.

Olavo foi recebido pelo presidente da APPM, Toninho; prefeitos de Olho D’Água do Piauí, Antônio Leal; Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues; Amarante, Diego Teixeira; e São Félix do Piauí, Diego Teixeira; além do procurador jurídico da instituição, Waldemar Fernandes; assessor da presidência, Charles Sales; e o advogado da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Parnaíba |(AMPAR), Tiago Sá.

Somente durante a gestão de Júlio César de Carvalho Lima (1989/1990) a APPM ganhou uma reformulação estatutária, passando a ter nova missão e um novo nome: Associação Piauiense de Municípios, permanecendo, no entanto, a mesma sigla, uma vez que assim a entidade era conhecida, e a mesma essência: buscar o bem comum e o desenvolvimento dos municípios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.