OAB reuniu advogados e estudantes no Congresso em Floriano

 OAB reuniu advogados e estudantes no Congresso em Floriano
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio das atividades institucionais da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), promoveu entre os dias 16 e 18 de março o III Congresso Internacional de Direitos Culturais na cidade de Floriano, no centro-sul do Estado. O evento contou com a presença de cerca de 600 congressistas e palestrantes de Portugal e da Argentina.

O Congresso aconteceu no centro de eventos da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF) e teve como intuito “conhecer, proteger e difundir” a experiência científica e a produção acadêmica de conteúdo para o enriquecimento do currículo profissional dos inscritos no ciclo de palestras e exposições de diversos setores da sociedade.

“O Congresso também aborda a cultura de Floriano, do passado histórico, do presente e da pujança que tem a região. Claro, diante da magnífica estrutura que Floriano tem para receber eventos”, destaca o Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.

O Diretor-geral da ESA-PI, Thiago Carcará, diz que o evento tem o objetivo de congregar diversas instituições e atores culturais na temática, com a participação de autoridades internacionais, na difusão e aprofundamento de conhecimentos da área.

“O evento teve uma extensa programação para a Advocacia da região, integrando vários atores culturais, com discussão sobre patrimônio cultural, políticas públicas, direitos autorais, enfim, um diálogo com a experiência argentina e a portuguesa, para podermos aprender mais ainda como reconhecer e valorizar nosso patrimônio”, pontua.

A programação do evento foi pensada de forma a constituir um legado para Floriano e para a comunidade jurídica piauiense baseado na publicação de trabalhos acadêmicos e formação de atores e gestores culturais.

No evento coordenado também pelo representante da ESA-PI em Floriano, Arnaldo Messias, e pelo Advogado Raimundo Neiva, foram debatidos ainda temas como a efetivação dos Direitos Culturais, a política cultural do Município de Floriano e o Sistema Nacional de Cultura.

OS CONFERENCISTAS

Paulo Herkenhof, renomado autor de produção intelectual, crítica e história da arte; Frederico Escribal, gestor cultural e professor da Argentina; Leno Veras de Carvalho, professor da FGV; Francisco Humberto Cunha, professor da Unifor; José Luís Bonifácio, professor em Portugal; Thiago Carcará, diretor-geral da ESA-PI; e Celso Barros, Presidente da OAB-PI, compuseram o corpo conferencista.

Prestigiaram o evento o Prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto; a diretora- geral da FAESF, Elda Bucar; o Presidente da Câmara Municipal de Floriano, Joab Curvina; o Presidente da Subseção de Floriano, Pablo Alves; o Presidente da CAAPI, Talmy Tércio; os Conselheiros Seccionais de Floriano, Marenize Leite e Astrobaldo Ferreira; a Secretária Municipal de Cultura de Floriano, Elineuza Ramos da Silva; o Juiz Diretor do Fórum de Floriano, Marcus Klinger; dentre outros representantes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.