Acadêmicos de Veterinária participam de vacinação contra raiva

 Acadêmicos de Veterinária participam de vacinação contra raiva

A ação ocorre na zona rural de Timon e tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir de três meses de vida

Neste sábado (12) e domingo (13), dará continuidade à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos a partir de três meses de vida, de forma gratuita, na zona rural de Timon. É importante ressaltar que a raiva é uma zoonose fatal para os humanos, portanto, a prevenção é essencial para a saúde humana e animal. A campanha é liderada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses e, neste final de semana, contará com a participação dos estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unifacid, que atuarão nas localidades Pinto e Açude.

Anteriormente, os alunos receberam treinamento na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em Timon, para participar da campanha de vacinação de forma eficaz. Segundo a professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFACID, Rayssa Carvalho, 20 alunos participarão, distribuídos entre o segundo e quarto período. “O professor e médico veterinário Laecio Moura acompanhará os alunos. Cabe ressaltar que é uma iniciativa realizada pela unidade de zoonoses, que conta com veterinários e técnicos qualificados. Além disso, agradecemos ao apoio do Márcio de Souza Sá, Secretário de Saúde de Timon, Francisco José Marques Mendes, diretor da UVZ, e Karla Emanuela, da Vigilância Epidemiologica, pela parceria que permite mais uma oportunidade de pôr em prática os aprendizados de nossos alunos”, pontua.

A coordenadora também acrescenta que esta é a primeira vez que essa parceria é estabelecida entre as duas instituições para realizar a vacinação. Isso proporcionará aos alunos experiências práticas inerentes à profissão. “Eles visitarão as residências da população da zona rural para imunizar cães e gatos com a vacina antirrábica. Sempre acompanhados pelo professor, funcionários e técnicos”, explica. Trata-se de uma ação importante e que precisa ser enfatizada. Vale mencionar que “o Brasil tem conseguido prevenir e controlar essa zoonose por meio de campanhas de vacinação nesses animais”, finaliza Rayssa e reforça a promoção da ação junto à sociedade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.