Inácio Schuck afirma que Governo do Estado causa crise na FMS

 Inácio Schuck afirma que Governo do Estado causa crise na FMS

MPPI discute deficiências na Rede Pública de Saúde de Teresina em audiência pública

O Ministério Público do Estado do Piauí , por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira (15) para debater sobre deficiências e inadequações vivenciadas na Rede Pública de Saúde de Teresina.

Durante a Audiência, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa disse que de janeiro a março já pagou 95 milhões de débito do órgão. Respondendo ao Portal Política Piauí, Ítalo disse que a morte do paciente citado pelo médico Kelson Veras não foi em consequência de falta de medicação mas durante sua explanação admitiu que a farmácia da FMS foi abastecida no dia 14 de março, portanto, depois do ocorrido.

Na ocasião, gestores, profissionais da área da saúde, conselhos de classe e membros de associações e sociedade em geral puderam discutir sobre a prestação de serviços, estrutura física, falta de materiais, medicamentos e insumos na capital, de atribuição da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo Inácio Schuck, diretor do Sintsprevs e representante do Conselho Municipal de Saúde, a FMS está assumindo o ônus por o Governo do Estado não está cumprindo com a lei da repactuação para manutenção da saúde de Teresina, que por atender paciente de todo o Piauí e até de outros estados, deve ter uma gestão financeira compartilhada com governo federal, estadual e municipal, conforme legislação vigente.

O promotor de Justiça Eny Pontes explicou que, após audiências, recomendações expedidas pelo Ministério Público, inspeções, ações judiciais, ficou evidenciada a necessidade de promover soluções. “A sociedade quer saber de hospital funcionando, e funcionando bem. A FMS alegou várias situações e sinalizou soluções, como a chegada de um grande volume de medicamentos e insumos para abastecer tanto o HUT como toda a rede municipal de saúde”, pontuou o representante do MPPI.

Ao final da audiência pública, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa, firmou o compromisso de garantir o reabastecimento de 90% (noventa por cento) dos estoques de medicamentos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos próximos dias.

Entre os encaminhamentos foi acordado que será agendada uma reunião entre o setor jurídico da Fundação Municipal de Saúde, representantes do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Piauí e a 29ª Promotoria de Justiça de Teresina do Ministério Público do Estado do Piauí para demonstração de listagem de demandas judiciais existentes e análise de possível resolução extrajudicial dos casos; Além disso, será feita uma avaliação por parte da FMS acerca da possibilidade de criação de mais uma equipe de Consultório na Rua e de mais uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) no município de Teresina;

Por fim, sobre a falta de climatização em Unidades de Saúde do Município, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina se comprometeu a encaminhar à 29ª Promotoria de Justiça,  informações detalhadas acerca da adesão à Ata de Registro de Preços para aquisição de novos aparelhos de ar-condicionado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.