Soraya Castelo Branco lança “Porto Salgado” em homenagem a Parnaíba

 Soraya Castelo Branco lança “Porto Salgado” em homenagem a Parnaíba

A cantora Soraya Castelo Branco lançou no dia 30 de julho de 2021 uma nova música, chamada “Porto Salgado”, composta pelo parnaibano Israel Correia e produção musical de Davi Scooby, já disponível em todas as plataformas digitais. A cantora, que é natural de Parnaíba, faz um retorno às suas origens e mostra com muito orgulho essa canção, que é um marco para a sua história e para a história de Parnaíba.

“Essa música traz uma força de toda a minha ancestralidade, por ser da ilha de Parnaíba. Quando ela foi gravada eu só tinha doze anos e foi gravado um LP com várias músicas de vários cantores, e foi um disco que me marcou muito, principalmente essa música “Porto Salgado”. Então para mim foi uma coisa linda ver todas aquelas pessoas que eu já conhecia na minha infância ali gravando e cantando. Foi exatamente ali que despertou a essência musical, de querer ser cantora, foi a partir desse LP que foi muito marcante para mim. E carrega toda uma energia de querer mostrar a minha cidade, de mostrar as belezas do Delta e de colocar a nossa riqueza lá no alto”, diz Soraya Castelo Branco.

“Porto Salgado” fala não só sobre o porto e as atividades laborais existentes no local, mas também sobre a crise econômica, o ressurgimento de Parnaíba depois dessa crise e, principalmente, em um retorno das afetividades que nasceram e surgiram naquele espaço.

Segundo o autor, Israel Correia, ele criou a música inspirado na saudade que tinha das lavadeiras do tempo de criança, que lavavam as roupas no porto do cais, além de outros personagens que viviam em torno da beira do rio e que tinham uma vida sofrida. Por isso, ele cita “porto de vida salgada”, além disso é uma lembrança de quando via a ponte em construção dominando o cenário e que posteriormente abriu novas possibilidades na região, criou rotas para o turismo, modificando a vida e transformando a paisagem.

Junto com a música, foi lançado um lindo clipe, que tem a assinatura de Chico Rasta no roteiro, direção e imagens. Conta que a ideia era enaltecer as riquezas da região, por isso as pesquisas direcionaram o foco para o Guará, ave símbolo do Delta, e isso ajudou a também definir paleta de cores, figurino e outros detalhes visuais.

“Além do Guará, a história da região, paisagens naturais, o curso do Rio Igaraçu e a arquitetura antiga influenciaram bastante na inspiração para peça audiovisual”, acrescenta Chico Rasta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.