SPFW institui cota racial obrigatória de 50% nos desfiles

 SPFW institui cota racial obrigatória de 50% nos desfiles

Desfile da grife LAB, dos artistas Emicida e seu irmão Evandro Fiotti, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera na 42a. edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) em 2016 — Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

A São Paulo Fashion Week, principal semana de moda do país, vai ter cota obrigatória de modelos para “negros, afrodescendentes ou indígenas” em todos os desfiles.

A decisão foi anunciada às marcas participantes através de um comunicado e já passa a valer para a próxima SPFW, que celebra os 25 anos do evento e começa na semana que vem.

“É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile”, diz o comunicado obtido pelo G1.

“Serão considerados modelos afrodescendentes aqueles com ascendente por consanguinidade até o 2º grau. Os nomes destes modelos devem ser destacados na lista de casting.”

Antes, o evento fazia uma recomendação de que parte dos modelos selecionados fossem negros, afrodescendentes ou indígenas, mas não era obrigatório como agora.

O documento diz ainda que, quem descumprir a regra, estará fora do line-up da próxima temporada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.