Novo passaporte divulga atrativos turísticos dos Municípios

 Novo passaporte divulga atrativos turísticos dos Municípios

O cidadão que for emitir passaporte a partir desta semana vai perceber mudanças nas ilustrações do documento. O novo modelo traz alterações nas páginas para valorizar as cidades brasileiras detentoras de sítios dos patrimônios culturais, mistos e naturais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância desse tipo de iniciativa como forma de  divulgar o turismo desses Entes locais.

As ilustrações em marca d’água representam a fauna, a flora e a história do Brasil. Uma delas faz referência às Ruínas de São Miguel das Missões e da Cruz Missioneira, além de outros bens do patrimônio mundial brasileiro. As cidades detentoras de sítios dos patrimônios culturais, mistos e naturais brasileiras, repletas de tradições e belezas naturais, revelam a construção de uma nação plural, e são espaços privilegiados, onde se é possível vivenciar e experimentar toda a riqueza do Brasil.

Nesse sentido, ao considerar a importância do turismo cultural para o desenvolvimento econômico e dos Municípios detentores dos sítios e bens, a CNM, desde 2015, trabalha fortemente para valorização das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial por meio de ações estratégicas junto à Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), ao governo federal, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e às entidades e instituições parceiras.

Resultados
Como fruto desse trabalho conjunto, a CNM cita os Acórdãos do TCU 3155/2016 e 311/2017, que recomendaram à Casa Civil da Presidência da República a elaboração, em conjunto com os Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e da Cultura, além de outros órgãos cujas atribuições se vinculam ao tema, uma política nacional de gestão do patrimônio mundial da humanidade.

Ela deve contemplar, entre seus objetivos, a exploração turística adequada e a definição das responsabilidades das instituições em todas as instâncias federativas, na iniciativa privada e na sociedade, com vistas à estruturação dos destinos turísticos, de forma a torná-lo autossustentável. Deve também priorizar questões relevantes, como a padronização da sinalização, comunicação visual e atendimento ao turista; adequação da infraestrutura de transporte, hospedagem e acesso; estratégia de divulgação e promoção; formação de mão de obra especializada e outras que eventualmente sejam necessárias.

A CNM também realiza anualmente, em parceria com a OCBPM, edições dos Encontros das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, sendo sempre como sede um destino Patrimônio Mundial. Neste ano, o evento está na 9ª edição  e ocorrerá em Diamantina (MG), entre os dias 11 a 13 de agosto. Na oportunidade, será discutido o tema Patrimônio Mundial como fonte de resiliência, humanidade, inovação e turismo. As inscrições estão abertas no site oficial.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.