Justiça concede a Sílvio direito de resposta no último programa eleitoral de Rafael

 Justiça concede a Sílvio direito de resposta no último programa eleitoral de Rafael

 

Após constatado que programa eleitoral do candidato Rafael Fonteles (PT), apresenta montagem de vídeo com falas descontextualizadas, difamatórias e inverídicas sobre o também candidato ao Governo do Estado, Sílvio Mendes (União Brasil), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) concedeu o direito de resposta à Sílvio no programa de Fonteles que irá ao ar nesta quarta-feira (28). A decisão foi expedida nesta terça-feira (27), pelo juiz Agliberto Gomes Machado.

O programa em questão veiculado na última sexta-feira, mostra trechos com cortes da entrevista de Sílvio Mendes concedida à TV Clube no último dia 19 de setembro, no qual o candidato fala sobre a comunidade Mimbó de Amarante. Na montagem feita no programa de Fonteles, há cortes que deturpam a fala de Sílvio Mendes agregando a ele declarações de cunho preconceituoso, dando-lhe um sentido oposto às palavras do candidato do União Brasil.

Após análises feitas pela Justiça, ficou constatado que o material contém montagem a fim de criar uma visão negativa do perfil do candidato Sílvio Mendes por meio de informações criadas e inverídicas. Ainda na sexta-feira, o TRE-PI ordenou a retirada do programa e a transmissão da mensagem: “retirado por violação da lei eleitoral”. Contudo, foi apurado que apesar de a decisão ter sido cumprida na TV, nas demais redes sociais o conteúdo sem na íntegra continuou sendo veiculado.

Devido ao descumprimento, Fonteles terá que pagar multa de R$ 20 mil por dia e publicar o Direito de Resposta de Sílvio Mendes em seu programa eleitoral que irá ao ar nessa quarta-feira (28). O candidato também deverá excluir o vídeo das demais redes sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.