MDB pode garantir eleição do PT para presidência da ALEPI

 MDB pode garantir eleição do PT para presidência da ALEPI

Na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí para a próxima legislatura estão colocados os nomes do vice-presidente da Casa, deputado Franzé Silva do Partido dos Trabalhadores, e do deputado Severo Eulálio do MDB.

Para ser diplomado vice-governador do Piauí, o atual presidente da ALEPI, Themistocles Filho terá que renunciar ao cargo de deputado estadual e portanto deixará a presidência da Assembleia Legislativa. Assim Franzé assumirá a presidência da ALEPI e concorreria a reeleição mas em mandatos distintos.

Para composição da Assembleia Legislativa a partir de fevereiro de 2023 foram eleitos doze deputados do PT, nove do MDB, sete do PP, um do Solidariedade e um do Republicanos.

Mesmo que Franzé conte com apoio dos deputados da base governista do PT, do Solidariedade e do Republicanos, ficaria com quatorze votos e portanto para ganhar precisaria no mínimo de mais um voto do MDB ou do PP.

Embora filiados ao MDB, os deputados Coronel Carlos Augusto e Hélio Oliveira mantém fortes ligações com o PT, o que poderia garantir a eleição do Deputado Franzé Silva-PT mesmo havendo acordo anterior pela eleição do deputado Severo, Filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kleber Eulálio que desistiu de ser presidente da Corte para não dificultar a eleição de Severo a presidência da ALEPI.

Ainda que apenas um dos emedebistas vote contra Severo-MDB, Franzé teria vitória garantida, pois em caso de empate, Franzé , por ser mais velho, seria eleito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.