Deputados aprovam aumento para professores, excluindo os mais qualificados

 Deputados aprovam aumento para professores, excluindo os mais qualificados

Foi aprovado também aumento do percentual de comprometimento de salário com empréstimos

Na reunião conjunta, realizada na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Comissão de Educação, Cultura e Saúde e da Comissão de Administração e Políticas Públicas foram apreciadas quatorze matérias, sendo três mensagens do governo, dois indicativos de projetos lei e quatro projetos de lei oriundos dos deputados estaduais.

Estavam presentes na reunião conjunta das três comissões técnicas, os deputados Francisco Limma-PT, Gil Carlos-PT, João Madison-MDB, Evaldo Gomes-Solidariedade, Henrique Pires-MDB, Fábio Novo-PT, Marden Menezes-PP, Aldo Gil-PP, Dr. Tales Coelho-PP, Ziza Carvalho-MDB, Ana Paula-MDB, Severo Eulálio-MDB, Dr. Vinicius Pontes-PT, Hélio Isaias-PT e Doutor Hélio-MDB.

Dentre as mensagens do governo, o projeto mais discutido foi o piso dos professores, relatado pelo deputado Gil Carlos. No projeto consta um aumento para professores de 14,95% que define o valor salarial de R$4.420,00 para professores que trabalham quarenta horas semanais e  exclusão os professores com doutorado de receber o aumento que não será linear mas ficaria cumprido o piso nacional do magistério.

O deputado Marden Menezes declarou voto contrário ao atual texto por excluir os professores com Doutorado e sugeriu que fosse feito uma emenda para contemplar os professores mais qualificados o que iria aumentar em 249 milhões o impacto com gasto de pessoal para o Estado.

O líder do governo na ALEPI, deputado Fábio Novo argumentou que com o aumento o governo iria a lei de responsabilidade fiscal, portanto, apenas 23 mil professores serão beneficiados com aumento. O estado possui atualmente dezoito mil professores aposentado e doze mil professores na ativa e o governo federal só garante o repasse através do FUNDEB para complementação do piso nacional para os professores que estão ativos.

O deputado Aldo Gil argumentou que a prefeitura de Picos vem cumprindo piso do magistério estabelecido pelo governo federal e que concedeu recentemente aumento linear de 15% para todos os professores do município.

O projeto foi aprovado depois de muita discussão e com voto contrário dos deputados  Marden Menezes e Aldo Gil.

Outra matéria, oriundo do poder executivo que também foi aprovado, foi o projeto de lei ordinária de número 09 /2023 que diz respeito ao direito dos militares, reduz a competência de diretores e secretários sobre nomeação de comissionados e amplia o percentual de comprometimento de salários para empréstimos consignadas de 40 para 45%.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.