Projeto do Deputado Gessivaldo sobre negativa de crédito foi aprovado

 Projeto do Deputado Gessivaldo sobre negativa de crédito foi aprovado

Comissão de Administração aprova obrigatoriedade de instituições informarem motivo de recusa de crédito e criação de novos cargos no Ministério Público

Os deputados membros da Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovaram na reunião desta quarta-feira (24) o Projeto de Lei Ordinária 56/23. A matéria apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) obriga instituições comerciais, industriais e financeiras a fornecer aos consumidores os motivos de recusa de proposta de crédito.

O relator, deputado Dr. Thales Coelho (Progressistas), apresentou parecer favorável à matéria baseado no Código de Defesa do Consumidor e na existência de leis semelhantes no Rio de Janeiro e na Paraíba. “Tal projeto é de grande relevância social, dando a oportunidade aos consumidores de ter acesso às informações para saber onde está o problema. A simples informação da negativa não pode ser adotada devendo ser apresentado motivo”, elogiou o parlamentar.

Ainda na reunião da CAPPS, os deputados aprovaram o Projeto de Lei Complementar 12/22, enviado pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), que cria duas novas procuradorias. O relator, deputado Fábio Novo (PT), foi favorável à mudança porque há uma defasagem na estrutura da instituição e os servidores se encontram com uma alta carga de trabalho.

Após a reunião da CAPPS, os membros da Comissão de Educação, Cultura e Saúde votaram o Projeto de Lei Ordinária 30/23, de autoria da deputada Simone Pereira (MDB), que cria o Estatuto da Pessoa com Obesidade no estado do Piauí. A relatora, Ana Paula (MDB), acatou o parecer dado por Dr. Gil Carlos (PT) na reunião da CCJ dessa terça-feira (23). A matéria agora segue para o Plenário junto com as duas que foram aprovadas na CAPPS.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.