Governo implanta medidas sanitárias para eliminar Peste Suína na região norte

 Governo implanta medidas sanitárias para eliminar Peste Suína na região norte

Após investigação de mortalidade de suínos realizada em propriedade rural localizada na zona suburbana de Parnaíba, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) identificou um foco de Peste Suína clássica (PSC) na região. O resultado foi confirmado pelo Laboratório do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo Genilson Sobrinho, diretor geral da Adapi, desde o sábado (3), vêm sendo tomadas todas as providências no sentido de eliminar o foco. “O estabelecimento em questão é de subsistência, com presença de apenas três suínos e todas as medidas sanitárias necessárias para a eliminação do foco foram imediatamente adotadas pela Adapi”, explicou.

O gestor enfatiza que as medidas de interdição da propriedade abrangeram o sacrifício sanitário dos três animais existentes e o início de uma investigação epidemiológica em propriedades vizinhas localizadas em um raio de três quilômetros, com o intuito de avaliar existência de animais contactantes ou com vínculo epidemiológico com o foco.

“Ressaltamos a necessidade do fortalecimento do Serviço veterinário estadual para realização das ações e nesta segunda (5), às 8h, tivemos uma reunião na Superintendência do Ministério da Agricultura no Piauí com superintendente do MAPA no Piauí e tratamos de ações e implementação de medidas sanitárias necessárias para contenção e investigação de focos”, ressaltou Genilson Sobrinho.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, as medidas sanitárias já foram adotadas como interdição da propriedade, eliminação dos animais no foco e desinfecção do estabelecimento. “Investigações complementares estão sendo realizadas na zona de vigilância”, reitera.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.