Deputada Teresa Britto denuncia atraso do Estado de seis meses do pagamento dos anestesistas

 Deputada Teresa Britto denuncia atraso do Estado de seis meses  do pagamento dos anestesistas

A deputada estadual Teresa Britto (PV) lamentou, durante a sessão plenária desta terça-feira (3), que o Governo do Estado esteja há quase seis meses sem fazer o pagamento da cooperativa dos médicos anestesiologistas, que presta serviços aos hospitais públicos do Piauí. Cirurgias no Hospital Getúlio Vargas já estão sendo suspensas e a tendência é de que os médicos entrem em greve.

A parlamentar afirmou que um requerimento cobrando a regularização do pagamento dos anestesistas já foi feito. “As cirurgias não podem ser paralisadas, tanto as de emergência quanto as eletivas. Ainda nem demos vazão àquele número de 4 mil cirurgias eletivas e, dentre essas, mais de 1,7 mil de ortopedia”, citou. Teresa Britto enfatizou que o serviço desses médicos é muito importante, pois as cirurgias só são realizadas com analgesia.

Para a deputada, o atraso no pagamento dos médicos “demonstra a total falta de responsabilidade do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e de compromisso do governador Wellington Dias de fiscalizar seus secretários. “Vamos chamar o próprio secretário de saúde para prestar esclarecimentos e o governador precisa substituí-lo e colocar um técnico da área da saúde, que conheça e possa, sim, fazer um trabalho decente para a população”, afirmou.

Teresa Britto repercutiu que três serviços de tratamento de Covid-19, da rede estadual de saúde, foram fechados. E ela quer saber para onde esses pacientes estão sendo enviados. A parlamentar disse que está “preparando toda uma agenda de fiscalização para percorrer todos os hospitais públicos estaduais e ver o que evoluiu, desde o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde até o hospital de Santa Filomena”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.